Nos grandes centros urbanos, onde o transito é um sério problema, os shopping centers tem procurado criar novas maneiras de atrair o público e criar atrações para ocupar o maior tempo possível. Essa tendência, que passa por oferecer alternativas de conveniência e opções de serviços, há algum tempo se restringia ao aumento das áreas das praças de alimentação. Recentemente, com o aumento do interesse pelo exercício físico e cuidado com o corpo, as academias tem ocupado mais e mais espaço.
A Bio Ritmo, a maior rede de academias premium do Brasil, procurou encarar esses fatores sob uma ótica inovadora, e desenvolveu um novo modelo que aposta muito mais em práticas coletivas, orientadas por um trainer especializado, do que no desafio individual de melhorar a performance. Desenvolveu então um espaço diferenciado aonde os seus alunos possam ao mesmo tempo treinar, socializar e se expressar.
Localizada num shopping instalado numa vizinhança predominantemente jovem, com bom poder aquisitivo, a nova unidade aposta num clima de balada, com som e iluminação controlados e definidos por zonas, que possam refletir o espírito, o ritmo e os fundamentos dos diferentes treinos.
Desde os primeiros estudos foi definido que todos os espaços de treino tivessem possibilidade de controle de intensidade e cor de iluminação. Isso porque, além de criar uma atmosfera contemporânea e misteriosa, imaginamos que a luz deveria ter um papel cenográfico fundamental em todo o processo. Através dela, podemos criar cenas diferentes, não apenas como divisor de espaços, mas também alternando entre um estado de agitação ou calma e aumentando ou diminuindo a sensação térmica.
Também é através de um efeito especial de iluminação que orientamos a circulação do público, definindo os portais de acesso e a trilha central.
Para criar um elemento novo, minimizar a impressão de baixa intensidade, definir melhor as áreas, e reforçar a ambientação de loft, desenhamos grandes equipamentos que difundem a luz através de uma película plástica.
Aliás, a “pegada” do espaço tem tudo a ver com a cultura e a iconografia industrial urbana, ao manter os elementos rústicos e naturais como concreto e metais, incluir grades e muros, piso de borracha intertravada, etc.
Junto com o projeto de arquitetura e interiores, desenvolvemos a linguagem gráfica, incluindo logos, pôsteres e imagens identificadoras das práticas. O trabalho é fortemente inspirado no grafite e na arte de rua tão presentes na nossa cidade. São grandes painéis misturando materiais como spray, tinta e neon, com um tratamento de envelhecimento que traz uma pátina vintage que torna o espaço mais reconhecível e agradável.
Foi incorporada para criar uma atmosfera de espaço exterior e um clima hip hop que tem tudo a ver com a proposta.
Por: Manoel Alves Lima
FICHA TÉCNICA:
Cliente: Bio Ritmo
Localização: Shopping Morumbi Town
Área: 1175 m²
Data: Abril/2017
Arquitetura: FAL Design Estratégico
Construtora: Lock Engenharia | JP Gerenciamento
Iluminação: Cativa Iluminação
Fotografia: Pino Gomes
Fornecedores: ACE (Piso Vinílico), Portinari (Porcelanato), Bricolagem (Revestimento), Portobello (Revestimento), Palimanan (Revestimento)
EQUIPE FAL
Diretor Geral: Manoel Alves Lima
Diretor Arquitetura: Ricardo Cardoso
Diretor Identidade de Marca: Carlos Iglesias
Designer Interiores: Bárbara Almeida
Designers Gráficos: Thiago Zandonardi, Sheila Araújo
Arquitetura: Bianca Di Priolo, Fernanda Giansante
Arquiteta 3D: Cristina Poyares
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