O voo da galinha é uma expressão normalmente colada aos infelizmente breves períodos de bonança e desenvolvimento da nossa economia.
A mesma analogia vale para a autoestima geral. Por alguns curtos espaços de tempo a nossa população tem orgulho de ser brasileira. Um ufanismo toma conta dos corações de todos e juntos damos as mãos em volta dos símbolos nacionais. Fora disso nos resta a depressão dos condenados ao subdesenvolvimento.
Algumas empresas e grupos porém tem uma visão mais madura e objetiva. Reconhecem as nossas características (positivas e negativas) e assumem a nossa brasilidade, sem necessariamente carregar bandeiras.
Agindo assim atendem as aspirações e expectativas de uma população cada vez mais esclarecida e engajada, que além de buscar a reconhecer valores reais nas marcas que adota, está passando a exigir delas uma identidade nacional.
Com criatividade conseguem transformar isso em produtos únicos e diferenciais competitivos definitivos.
Eu amo as empresas que materializam o “ser brasileiro” que está na nossa pele, no jogo diário de luz e cor ou na apropriação dos cheiros e texturas especiais da nossa terra.
O novo ciclo de relações de consumo que estamos vivendo indica que esses valores vão permanecer em alta e acredito que a chance de sucesso desses players será cada vez maior.
Está mais do que na hora de criarmos uma nova cara para o Brasil e de materializarmos o nosso sentimento nas marcas e produtos que consumimos.
Por Manoel Alves Lima, CEO da FAL.
O painel “Apostando na Identidade do Brasil” acontece no dia 31/08/2017 no LATAM Retail Show e conta com a participação de Vinni Tex, da MOOC, Gabriel Sens, da LIVE! e Victoria Gallo, da L’óccitane, além de Manoel Alves Lima como mediador.