O varejo costuma ser definido como a venda direta de produtos ao consumidor.
Na verdade, a definição engloba também a venda de serviços.
Não é à toa que nos shoppings e centros comerciais urbanos encontramos uma presença cada vez mais forte desse segmento.
Há algum tempo os cinemas passaram a condição de ancoras. Agora parece ser a vez das empresas ligadas a wellness, fitness, e porque não educação e hotelaria.
Provavelmente a mudança vem acontecendo porque, neste novo ciclo de relações de consumo as novas gerações preferem vivenciar experiencias a adquirir produtos.
Pessoalmente eu acredito que uma das razões seja a capacidade que o segmento tem apresentado de se reinventar e assumir a responsabilidade de transformar espaços antes monótonos e burocráticos em áreas atrativas e encantadoras. Capazes de atrair a atenção, encantar e fidelizar os seus clientes.
Uma academia era apenas um conjunto de equipamentos. Um hotel se resumia a uma cama e um chuveiro. Uma escola a carteiras e lousa.
A evolução não poderia ser mais evidente.
Hoje o serviço está na liderança da inovação.
E para confirmar essa tese trouxemos aqui três executivos que representam três segmentos diferentes, mas que tem em comum a sua sede de atropelar a crise.
Com seu talento e visão lideram equipes que trabalham duro para transformar ideias criativas em sucesso.
Por Manoel Alves Lima, CEO da FAL.
O painel “O Serviço na Liderança da Inovação” acontece no dia 31/08/2017 no LATAM Retail Show e conta com a participação de Edgard Corona, Presidente e fundador do Grupo Bio Ritmo, Paulo Mancio, Diretor Accor South America e Décio Pecin, presidente do CNA-inglês definitivo, além de Manoel Alves Lima como mediador.