Sinalização em cima ou embaixo?
O problema de andar com a “cara pra cima”, expressão que usavam para nos advertir por estarmos distraídos, inverteu-se, e o hábito atual é a “cara para baixo”. O motivo é apenas uma palavra: Smartphones. Esse vício tem reduzido à atenção dos pedestres com relação ao que acontece no mundo real.
Lá em Augsburg, cidade no sul da Alemanha, a situação não é diferente. A prefeitura identificou a falta de atenção dos pedestres, e decidiu optar em colocar os faróis para onde as pessoas olham: No chão. Em Londres, o aviso “Look Right”, também já salvou muitos turistas que costumam olhar para esquerda, por causa da mão de direção em seus países de origem.
Estas são visões pautadas em Human Centered Design (em português, Design Centrado no Ser Humano), onde a inovação no sistema de sinalização veio da observação da jornada do usuário.
E aí, o que achou? Você seria a favor de sinalizações no chão aqui no Brasil?
Fontes: Updateordie, Augsburger Allgemeine
Veja mais: Empresas buscam soluções em retail design para melhor perfomance