Quando se trata de marcas brasileiras ou internacionais, Manoel Alves Lima é um nome conhecido no mundo do varejo. Desde a fundação da empresa FAL em 1986, Lima transcorreu os últimos 25 anos transformando a FAL num dos estúdios de varejo de maior sucesso, tanto no Brasil quanto no exterior. Havaianas, Via Veneto, Riachuelo, MAC Cosmetics, Timberland, Disney entre outras, a FAL desenvolveu inúmeros conceitos de marca, posteriormente tornando-os reais dentro de cada loja. Lima irá participar do ROAD Rio de Janeiro como um dos três arquitetos e designers que projetarão o conceito do espaço, dando vida a uma verdadeira e única experiência dentro da loja. Lima irá participar também de uma mesa redonda com outros dois arquitetos, mediada pela CCO de WGSN, Andrea Bisker.
MiND: Por que você decidiu fazer da FAL um estúdio de varejo e design 100%? Por que não diversificar nos demais setores de atividade?
MANOEL ALVES LIMA: Depois de começar a trabalhar com varejo, não tive interesse em fazer outras coisas. Entre o tempo que trabalhei como estagiário e depois de formado, como arquiteto, foram seis anos, em dois escritórios importantes, desenvolvendo projetos na área hospitalar e de educação. Demorei anos para ver alguns dos trabalhos realizados e isso foi um dos fatores que mais me desestimulou. Eu me viciei na adrenalina que os meus atuais clientes provocam em mim e a ansiedade deles em ver as lojas funcionando é idêntica a minha. Eu adoro isso.
MiND: Qual o método utilizado pela FAL para desenvolver os projetos de varejo?
MANOEL ALVES LIMA: Nós ouvimos, investigamos, chegamos a uma conclusão, apresentamos o trabalho ao cliente, e depois da aprovação nos focamos em detalhar o criado. Nós sempre evocamos os pilares da marca, tentamos incorporar o maior efeito UAU possível e exploramos as possibilidades de fazer uma obra sustentável e que incorpore tecnologia e informação.
MiND: O papel do e-commerce no mercado do varejo; irá acabar com a loja física e a experiência no ambiente da loja?
MANOEL ALVES LIMA: É desnecessário enfatizar a facilidade com que nós brasileiros nos comunicamos, incorporamos novas tecnologias e nos reunimos em tribos. No nosso varejo, antes de incorporar o comércio eletrônico, devemos aprender a nos comunicar com o nosso cliente e nos integrar a sua presença nas mídias sociais.
MiND: O seu blog, Blog da FAL, é muito conhecido e popular no mercado brasileiro. O que lhe incentivou a criar esta plataforma de design?
MANOEL ALVES LIMA: Nós temos uma cultura de empresa aberta e sempre acreditamos que deveríamos divulgar as tendências e novidades que nos motivam, nossas crenças, trabalhos e até mesmo decepções. Nós lançamos o nosso blog a cinco anos e apesar do trabalho e investimento necessário para postar diariamente, nunca nos arrependemos.
MiND: Em sua opinião em qual direção está voltado o futuro do mundo do varejo e da moda no interior do Mercado brasileiro? O mesmo vale para o Mercado internacional?
MANOEL ALVES LIMA: Temos visto a área de serviços liderar as inovações. Acabou de inaugurar uma agencia de viagem que projetamos e temos recebido vários elogios sobre as inovações que incorporamos. Design gráfico também tem vem se tornando cada vez mais uma parte fundamental dos nossos projetos.
MiND: Qual é o erro mais comum que cometem os arquitetos ao projetar um espaço retail? Por que isto acontece?
MANOEL ALVES LIMA: O projeto de varejo tem mais a ver com propaganda e marketing do que com arquitetura. Como arquitetos, somos educados na faculdade a fazer com que a nossa digital esteja impressa em tudo o que criamos, só que se fizermos isso no varejo iremos obscurecer a identidade da marca e dos produtos, o que é um pecado mortal. Além disso o projeto exige um entendimento da operação e de visual merchandising que só equipes especializadas podem ter.
MiND: O que levou você a participar do ROAD – Retail Design Show no Rio de Janeiro? O que podemos esperar dos seus projetos realizados com as coleções dos produtos ALU?
MANOEL ALVES LIMA: Poder participar de qualquer coisa promovida por uma equipe tão profissional e divertida como a da ALU é sempre um prazer. E o design dos produtos dos caras é sensacional!
Publicado originalmente na página da ALU MiND.
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