Uma coincidência de datas comemorativas tem dividido corações. Na próxima semana, dia 12, será o Dia dos Namorados e a abertura da Copa do Mundo no Brasil, ambos acontecimentos que influenciam o comportamento do consumidor e impactam o varejo. Pensando na vitrine da sua loja, em qual tema seria mais interessante investir?
Primeiramente, é importante pensar no posicionamento da marca. Diante dos produtos oferecidos e do seu público-alvo, qual tema tem real influência no aumento das vendas? Ter um background de cenários de anos passados pode contribuir para esse olhar. Outra questão a se considerar, independente da sua escolha, é a criatividade em cima de um tema que tem alguns ícones comumente explorados. Diante de um mar de corações vermelhos e imagens verdes e amarelas, qual será o seu diferencial para se destacar?
Duas campanhas em especial que se saíram muito bem desta saia justa, a “Quero Um a Um com Você”, da Imaginarium, e o “Movimento11”, da Brahma. Ambos optaram por não escolher entre investir em uma ou outra comemoração, mas sim uni-las. O “Movimento11”, que propõe a mudança do Dia dos Namorados para um dia antes da abertura da Copa, conseguiu adesão de parceiros varejistas como Walmart e Marisa que farão promoções especiais no dia 11. Já a Imaginarium criou uma vitrine divertida e inusitada que mostra um casal namorando e assistindo a um jogo aos 45 minutos do segundo tempo e segurando camisinhas. A ousadia da Imaginarium provocou polêmica, sendo que a vitrine chegou a ser vetada por alguns shoppings – o que aconteceria se a American Apparel trouxesse para o Brasil a vitrine de Valentine’s Day com as manequins sem depilação?
Mesmo que a ideia não seja quebrar tabus como nos nossos exemplos, conectar os temas de forma divertida e criativa pode ser o ideal se o seu negócio oferece um mix com o tema do Mundial e que pode também ser um presente.
Por Claudia Peres, coordenadora de visual merchandising, editora do Blog da FAL e social media manager.
Ilustração: Flavio Barbará