No REDESIGN 2014 vamos trazer, mais uma vez, para o público brasileiro, uma seleção internacional de craques, com informações sobre as principais tendências e inovações de design e ambientação de varejo, procurando inspirar e atualizar os profissionais das áreas de branding, arquitetura, interiores, marketing, propaganda e operações.
Abrimos o programa com Andrea Bell, da WGSN, que nos mostrará os painéis de 2015 montados pela mais importante empresa de pesquisa, análise e definição de fashion trends do mundo, influenciadora da indústria da moda, design, interiores, fotografia, etc.
A seguir teremos um painel com quatro diretores das Associações de Designers e da Indústria para o Varejo, que vão trazer seus pontos de vista sobre o poder do Design de qualificar ambientes, alinhá-los com os valores da marca e torná-los mais atrativos e vendedores.
Eles vão passar a bola para uma dupla formada pelo guru do luxo Carlos Ferreirinha e por Adelia Borges, a maior autoridade em design e artesanato brasileiro, demonstrando e ilustrando como injetar “brasilidade” nas marcas que tem como pretensão a internacionalização.
O empreendedorismo e a inovação na criação de novos formatos marcará presença no painel Curto Circuito, onde poderemos apreciar os conceitos da Livo, Aro 27 e Oppa, empresas que, apesar de tão jovens, já estão dando o que falar no concorrido mercado brasileiro.
Para criar espaços inovadores, precisamos de materiais e acabamentos originais, seja pela tecnologia que incorporam, pelo seu design ou pelas formas de aplicação. A nova seção do evento, Materiologia, irá nos trazer as últimas informações da indústria, para que possamos ampliar ainda mais os limites da nossa imaginação.
Fechando o primeiro dia, iremos assistir a apresentação de Andrew McQuilkin, Presidente Internacional do Retail Design Institute, que irá nos mostrar, através de imagens selecionadas entre as lojas vencedores dos últimos concursos do RDI, os temas que tem orientado os processos criativos dos principais projetos do mundo.
Iremos iniciar o segundo dia com a fala de Fabrízio Rollo, um dos designers mais premiados e influentes do Brasil. Fabrízio, que trabalhou como editor de arte da Revista VOGUE, irá nos mostrar como é seu processo de busca de inspiração, referências e criação de um projeto, baseado em seu último trabalho para o varejo, a loja Sou Q.
A seguir, Claudia Horbert, Diretora do EHI Retail Institute, da Alemanha, irá nos trazer e comentar a premiação das lojas europeias, que foi apresentada durante a EUROSHOP 2014, em Dusseldorf.
Na sequência, vamos aprender com o complexo segmento de hotelaria e alimentação como utilizar os cinco sentidos para atrair e envolver o público. Do chiquérrimo Grupo Fasano ao descolado Buzina Food Truck, passando pela simpática e familiar Quitanda, cada operação terá muito a ensinar ao nosso público.
O case da Riachuelo virá para demonstrar como uma marca líder no seu segmento decidiu dar uma repaginada geral, para se preparar ainda melhor para enfrentar o endurecimento da concorrência com a chegada de marcas internacionais.
Em seguida, mulheres, formadoras de opinião e 100% conectadas no varejo, vão trazer ao público suas certezas e incertezas a respeito do panorama do varejo no Brasil e no mundo, e o que ainda as inspira a continuar consumindo.
Depois disso entra em campo Aníbal Coutinho que, além de falar sobre seus novos projetos de shoppings, irá nos contar sobre sua experiência de projetar o estádio mais importante do mundo, depois do Maracanã, a Arena Corinthians.
Antecipando o encerramento, poderemos apreciar a iniciativa da TOG, uma empresa de móveis de design e objetos de decoração, fundada por brasileiros, que já começa internacional.
Finalizar o programa com uma palestra de Ken Nisch, um dos mais renomados e premiados designers de varejo do mundo, é um privilégio. “Food for thought” vai nos trazer as mais envolventes maneiras de mesclar tecnologia com varejo.
Sem dúvida, um cardápio para agradar todos os paladares.
Por Manoel Alves Lima, diretor da FAL Design Estratégico para Varejo, Vice Presidente do Retail Design Institute e co-editor do Blog da FAL.
Artigo originalmente publicado no portal GSMD.