Vendo as fotos das vitrines alemãs na década de 30, notamos que, apesar da carência em tecnologia, os cenários são super criativos, como se a limitação de recursos estimulasse a criatividade nas composições.
Destacam-se a simetria e os elementos repetidos (que temos visto em grandes redes de fast fashion já faz um tempo) para dar maior impacto e mostrar a grade disponível. Os cenários simulam situações cotidianas com manequins cheios de atitude ou mesmo bonecos irreverentes. A comunicação visual é dominada por ilustrações e motivos geométricos.
É perceptível que, tanto os arranjos quanto a comunicação visual, fazem referência a Art Déco. O estilo, que no inicio estava ligado ao luxo e a burguesia enriquecida do pós-guerra, foi popularizado no ano de 1934 graças à exposição Art Déco no Metropolitan Museum de Nova York e a viabilização para a produção em massa. Desde então, invadiu a vida cotidiana por meio de cartazes, publicidade, moda, joias, mobiliário, etc. Fazendo um paralelo com os dias atuais, hoje estamos cercados pela tendência geométrica com composições, cores e materiais atualizados.
Inspiração que vem do passado!
Fonte: Idea Fixa
Veja mais: Tendência: geometria na moda e na decoração