Fugindo completamente da atmosfera que caracteriza suas lojas, a Starbucks abre um café pop up no Japão tão minimalista quanto a estética que agrada os orientais. Por fora, é uma loja container, padrão já utilizado pela rede em outros lugares do mundo. A novidade está dentro da caixa. O estúdio japonês NENDO projetou uma loja com ares de biblioteca contemporânea, com suas paredes repletas de estantes. Nelas estão dispostos livretos em nove cores diferentes. Cada livro aborda um tipo de espresso, como lattes, mochas e cappuccinos. Esta unidade da Starbucks serve somente espressos, e sua idéia é reforçar a relação do hábito de ler com o de tomar café.
A dinâmica é a seguinte: o consumidor circula pela loja, folheia os livros, e após escolher um deles, se dirige até o balcão e o troca por um espresso. Esse link é muito interessante, pois no final, o que está sendo escolhido de fato nesta biblioteca é a bebida, e não o livro. Pra finalizar, o cliente pode destacar um encarte do livreto e revestir o copo onde será servida a sua bebida, reforçando a relação. O “emotional design” é interessante, mas o espaço físico da loja poderia ter mais emoção também.
Fonte: frameweb.com