O WGSN publicou há pouco uma nova tendência em Visual Merchandising que vai ser um hit nos próximos meses: O “desenho escultural”. Trata-se de uma técnica de tridimensionar uma imagem, um desenho, por meio da utilização de diversos materiais. Alguns artistas usam arames, outros usam fios tensionados, barbantes, cordões, etc. Trouxemos alguns exemplos, como a artista americana Debbie Smyth, que utiliza todos esses materiais, e também, como uma acupunturista, milhares de alfinetes.
O varejo já começa a utilizar esse recurso em suas vitrines e interior de loja. Algumas marcas contratam os próprios artistas para produzirem os espaços nos pdvs. É o caso da Debbie, que fez um lindo e delicado trabalho para a Hermès.
Outro artista que merece atenção pela técnica é o alemão Thomas Raschkel, que de forma simples cria objetos vazados e ambientes inteiros com arame, em uma série que chamou Wireframes. Haja paciência e vontade para concluir as instalações. O resultado deve ser o maior incentivador da produção, pois as obras prontas são impactantes. Tanto em galerias quanto em vitrines.
Veja também: WORDS, WORDS, WORDS