Indo um pouco além do conceito de sustentabilidade, temos visto um crescimento da prática de valor compartilhado por parte de diversas empresas, com a premissa de que só crescem quando a comunidade ao seu redor também prospera. Agora, uma tendência de consumo que vai ainda mais além: as marcas que exigem de seus consumidores a mesma postura consciente e responsável que lhes é cobrada.
Um exemplo de marca exigente é a Unpackaged, em Londres. Trata-se de um café/supermercado que aboliu qualquer tipo de embalagem para os seus produtos. Quem faz compra lá tem que levar os seus próprios recipientes e se servir do que estiver exposto. Uma vez que apenas produtos orgânicos são comercializados, a disponibilidade depende da época do ano. E a preferência é por fornecedores e cooperativas locais.
Para quem acha a iniciativa exagerada, a Unpackaged lista em seu site todos os impactos positivos que seu formato de vendas causa na sociedade, como redução do desperdício de materiais e incentivo a mudança positiva dos hábitos de seus clientes. Tudo isso em um ambiente aconchegante, construído da forma mais sustentável possível e com jeitinho retro.