Nesta terça-feira 08 de abril, foi realizado o seminário “O Negócio do Varejo – Mudou!” na Business School São Paulo. O evento promovido pelo portal O Negócio do Varejo contou com palestras inspiradoras ministradas por seus colaboradores e colunistas. Nós da FAL tivemos o prazer de acompanhar de perto e nos atualizarmos com as tendências do mercado.
João Batista Ferreira abriu ilustrando o novo cenário varejita com o conceito de Ubuntu, que pode ser traduzido como “Sou o que sou pelo que nós somos”, uma alusão à nova dinâmica da sociedade calcada em interações mais colaborativas, comunicação potencializada pela internet e maior engajamento em ações co-criativas.
No primeiro bloco ficou evidenciado como a tecnologia está presente de diversas formas para contribuir com a dinâmica de venda, CRM e melhor experiência de compra. Ivan Correa esclareceu como o Big Data pode ser melhor aproveitado para a inteligência competitiva alertando que muitas vezes a informação está lá mas não é considerada na tomada de decisão, esta que continua muito intuitiva no Brasil. Além disto, houve um consenso entre os participantes do painel em relação à importância das pessoas para o sucesso das operações, sendo imprescindível o investimento em melhores treinamentos para capacitação. De nada vale ter o queijo e a faca na mão e não agir.
No segundo bloco, os palestrantes instigaram o olhar para fora da caixa. Pedro Camargo defendeu a neurociência do consumidor como importante ferramenta estratégica no entendimento do comportamento humano. O estudo não nega a importância das pesquisas antropológicas, mas deixa claro que não se pode ignorar o fato de sermos seres biológicos, influenciados por nossos hormônios e memórias ancestrais.
A palestra de José Mello destacou o poder feminino no empreendedorismo varejista e nas decisões de compra, o que poderá mudar as regras do jogo nos negócios. A chave da mudança é o sucesso traduzido não no acúmulo de capital financeiro, mas sim na realização de um propósito de vida e a identificação de grande parcela dos clientes com tal filosofia. Fechando com chave de ouro, Lincoln Seragini tocou a todos ao falar do papel do branding para construir o futuro através da humanização das marcas, tendo como princípio essencial “Fazer o bem é um bom negócio”.
Ficamos bem empolgados com as novas perspectivas! Dentro deste cenário, continuamos com a missão de traduzir através dos projetos a identidade e os valores das marcas de nossos clientes criando experiências memoráveis nas lojas.