A compra é uma atividade emocional. Mesmo que o objetivo inicial pareça racional, nossas escolhas por um ou outro produto acontecem por motivos subjetivos, muitas vezes ligados a nossa relação com a marca e a forma como ela se expressa. E é aí que as fotografias que compõem a comunicação visual no ponto de venda podem fazer toda a diferença.
A ciência sugere que algumas imagens possuem maiores chances de despertar fortes reações emocionais do que outras, como retratos, bebês, animais, cenas de superação, nostalgia e expressões de felicidade. Sendo assim, a escolha de uma foto em sinergia com missão, visão e valores da marca humaniza o ponto de venda e fortalece os laços com os consumidores. E por que essas figuras tem tanto significado?
Retratos: Desde que éramos bebês recém-nascidos nossa atenção é capturada primeiramente por rostos humanos. Esse instinto de nos conectarmos com nossos pares continua por toda a vida e contribui para a nossa comunicação, empatia e relacionamentos.
Bebês: Não há quem não sorria ao ver a imagem fofa de um bebê. Essa reação ao baby schema (olhos grandes; testas altas; narizes pequenos; bochechas redondas; e corpos pequenos e macios) é instintiva e vem da nossa evolução. O fator fofura provoca sentimentos de nutrição e cuidado, um desejo de proteger esses seres tão dependentes e pequenos.
Animais: O apelo do fator fofura não se restringe aos bebês humanos e também se estende aos filhotes de animais.
Superação: Muitas vezes ligadas a esportes, são cenas inspiradoras que passam a mensagem de “se ele/a pode eu também posso”. São imagens de forte impacto que nos motivam em nossas experiências pessoais.
Nostalgia: Imagens que evocam a memória de tempos passados nos fazem sentir da mesma forma como estávamos naquele exato momento. Isto coloca as coisas em perspectivas e pode ser benéfico em situações difíceis, pois mostram que as coisas são passageiras e que fazemos parte de algo maior.
Expressões de felicidade: A linguagem corporal tem um forte efeito em nós mesmos e nas pessoas ao nosso redor. Portanto, uma foto de alguém sorrindo é literalmente contagiante.
Fonte: Shutterstock
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