logo


Um dos assuntos mais discutidos hoje em dia no varejo é como se destacar perante tantas transformações, concorrentes, integração dos mundos online e offline. O consumo online está crescendo a cada dia e, a necessidade da experiência acompanha o consumidor, tornando a inovação essencial para o sucesso do negócio e para a compreensão das necessidades e desejos do consumidor moderno.

Segundo Thiago Berka, Economista da APAS (Associação Paulista de Supermercados), “Hoje, o que vemos é uma onda de inovação mudando de forma consistente e irreversível o modo como o setor opera. Desde sua criação, na grande depressão estadunidense, até hoje, era natural, para todos, a operação de comprar e colocar nas cestas de produtos (ou carrinhos) e, depois, passar no checkout. Agora, as mudanças tecnológicas, culturais e demográficas colocam em questão toda a forma de operar do setor.”

O que é preciso para inovar?

A inovação precisa estar de acordo com a cultura do negócio para garantir que os resultados aconteçam. Portanto, é necessário, que haja processos na cultura da empresa, que permitam: a criação de uma comunicação interna eficiente, a criação de um time responsável por realizar pesquisas de referências, espaços para protótipos e testes, análise de custos e projeção de retorno financeiro, e finalmente, recursos financeiros para a execução e acompanhamento na prática.

A 35ª edição da APAS Show, reconhecida mundialmente como a maior feira supermercadista da atualidade, divulgou tendências, promoveu várias experiências e reuniu muitas novidades no setor do varejo e alimentação agora neste mês de maio/2019 que podem ajudar no processo de entendimento de possíveis inovações.

Estivemos presentes na feira e mapeamos algumas novidades 🙂

01. O Grupo Droid, se dedica à produção e comercialização de produtos promocionais, destinados a gerar fluxo, promover vendas e reduzir perdas, propiciando ao consumidor uma experiência de compra diferenciada. Dentro de suas verticais de negócios, a inVue (Alarmes para PDV), Promo e Droidigital Games estão com novos produtos. Por exemplo, lançaram os premiadores eletrônicos: são jogos que desafiam e convidam os consumidores a interagir, transformando a sua ação promocional. Lançaram também totens interativos, onde desenvolvem games exclusivos para a ação promocional, conseguindo promover a interação dos conteúdos de sua marca, utilizando elementos de competição, cooperação, resolução de problemas, superação de etapas e premiação.

02. A Transire Eletrônicos está diretamente ligada ao mercado de automação, fabricando terminais POS e PINPads altamente seguros, assim como leitores de cartões sem contato (contactless) e produtos eletrônicos para transações financeiras via cartão. Lançaram o SelfPOS 60, que é um terminal de Self Checkout, onde a parte superior pode ser montada diretamente na parede e a parte inferior é um checkout inteligente.

03. Uma das maiores empresas de tecnologia e serviços para o varejo, a Cielo lançou o método de pagamento via QR Code™ e Face ID uma forma de tornar mais simples a experiência do cliente seja via e-commerce, POS ou TEF.

04. Continuando no universo do Quick Response, a Coca-Cola está modernizando as máquinas de autosserviço. Para comprar um produto, basta scanear o QR Code™ com um smartphone.

05. A TecBan, líder na gestão de redes de autoatendimento em locais de acesso público e a maior rede nacional multibanco, lançou o +Varejo Banco24Horas. O caixa tem as mesmas características físicas e funcionais do Banco24Horas, com a vantagem de permitir que o estabelecimento comercial faça a sangria do caixa diretamente na máquina e ao mesmo tempo disponibiliza as notas para saques dos clientes.

06. A MáximaTech traz soluções específicas para a força de vendas, a gestão comercial, o trade marketing e a logística do atacado distribuidor. Possui os seguintes de serviços em seu portfólio: maxPedidos, maxGestão, maxCatálogo, maxPronta Entrega, maxFarma, maxRoteirizador, maxMotorista, maxPromotor e maxB2B.

07. Como o próprio nome já diz, a Simplus está simplificando o mercado do varejo centralizando a captura e distribuição automática de informações e imagens de produtos precisas, validadas e atualizadas, que são insumos essenciais na era da transformação digital.

08. A On Layers é uma empresa de tecnologia e inovação, que atua com Realidade Aumentada e Virtual, nos mais variados segmentos de mercado sem restrições geográficas, criando engajamento, mídia espontânea e retorno financeiro, através de experiencias interativas e imersas.

09. Com o propósito de simplificar a gestão de compras da cadeia de abastecimento, a Kikker, plataforma de gerenciamento de abastecimento e estoque, utiliza inteligência artificial para mitigar rupturas e eliminar os excessos de abastecimento.

10. A MarketUp, que saiu no ranking das 100 Startups para ficar de olho, é um sistema de gestão e vendas 100% gratuito para o PME ser capaz de fazer todo o gerenciamento dos processos do negócio de maneira muito mais prática e rápida.

 

Deixe uma resposta

*

captcha *