A Coca-Cola anunciou ano passado sua estratégia de marca única, ou ‘One Branding’, que tem como intuito unir a família de produtos sob uma mesma identidade visual. Após unificação do slogan e do posicionamento global da companhia, o próximo passo foi como traduzir essa estratégia para o sistema de embalagens da Coca-Cola, considerado o bem mais valioso da marca. Esse desafio foi liderado pela designer brasileira Cris Grether, diretora Global de Design e braço-direito de James Sommerville, VP de Global de Design.
Cris conta que a metodologia de Design Thinking foi o driver para todo o processo que tinha a complexidade de ser aplicado em 207 países onde a embalagem irá circular, cada local com as suas particularidades e diferentes perfis de consumidores. O resultado foi visto com estranhamento por algumas pessoas, porém Cris reforça o embasamento para o conceito novo. Primeiro a estratégia tinha que privilegiar o vermelho (que é a cor principal) e não preto, verde ou cinza, por isso foi adotado o círculo vermelho em todas as variáveis. Isso aumentou o reconhecimento do produto, sendo que as cores coadjuvantes apenas indicam opções. O logo foi para a horizontal para facilitar a legibilidade e as informações desnecessárias ficaram de fora, tornando a embalagem mais clean. “Não se trata de uma mudança só de design gráfico, é uma mudança de visão. Agora não existe mais submarca ou marcas primas da Coca-Cola”, pontua Cris. Veja entrevista completa no vídeo abaixo.
Fonte: Coca-Cola Journey
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