Dentre as palestras apresentadas na NFR 2017, um tema foi comum em praticamente todos os debates, as empresas com propósito. Num momento global pós-verdade (eleita “a palavra” de 2016 pela Oxford), as marcas ganham um novo papel na sociedade ao levantar bandeiras e defender causas que os nossos líderes nem sempre parecem representar. E isso só é possível quando se tem um propósito de existência bem definido.
Até pouco tempo atrás, se posicionar em relação à política, minorias, meio ambiente ou assuntos polêmicos era algo impensável para as marcas, mas atualmente estamos vendo uma grande virada neste jogo. O ativismo praticado por elas tem se tornado um apoio seguro para os seus seguidores, o universo do qual fazem parte e onde sentem que tem voz. A ligação torna-se mais profunda e significativa do que puramente comercial.
Um exemplo visto nas visitas da Delegação da GS&MD, da qual fizemos parte, é a loja da & Other Stories recém-inaugurada no Westfield Mall, em NY. Parte do grupo H&M, uma das maiores redes de fast fashion do mundo, a marca tem incentivado a reciclagem de roupas através do recolhimento de peças levadas até lá pelos seus clientes. Posicionamento que aponta para uma reflexão em relação a responsabilidade dos grandes varejistas com a velocidade de obsolescência de seus produtos e a formas mais sustentáveis de produção. Um movimento para ficar de olho!
Veja mais: Nudie Jeans Repair, Soho NY