A nova marca do Instagram provocou opiniões bem diversas, sendo que grande parte dos usuários preferia a antiga identidade. Discutindo com o nosso departamento de Identidade de marca e Design gráfico, enxergamos que existem vários motivos para uma mudança de marca, principalmente a estratégia da empresa diante de vários cenários que a rodeiam. No caso do Instagram, provavelmente foi uma mudança de linguagem para o que hoje, talvez por uma questão de tendência “imposta” pela presença maciça da linguagem simplista e de sucesso do Google, é chamado de Flat Design (também falamos desta tendência aqui como Material Design).
A marca anterior utilizava a linguagem de nome esquisito (Esqueumorfismo) que imita a aparência de um objeto real. Se tornou muito comum em todas as plataformas digitais, principalmente por causa da Apple com seu sistema operacional e apps. Esta linguagem ajudou muito aos usuários na compreensão da funcionalidade do sistema. A nova marca do Instagram é resultado dessa simplificação das informações, embora tenha aplicado o recurso dos gradientes, considerando que as pessoas já entenderam o que é e como funciona o aplicativo.
Assim como outros usuários, também ficamos com a sensação de que faltou personalidade nesta marca. Não será difícil encontrar símbolos semelhantes numa pesquisa rápida. A vantagem do Instagram é a presença em mais de X milhões de smartphones (pessoas), que estão vendo simultaneamente esta mudança e vão vê-la diariamente, o que facilita muito na identificação e construção da Identidade Visual. A mesma coisa que acontece com a marca do Google por exemplo, que também é considerada uma marca Flat, mas que devido a presença, se torna uma referência.
E você, o que achou da mudança?
Fonte: Instagram
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