O RDI, Retail Design Institute, associação internacional fundada nos Estados Unidos, que congrega profissionais ligados à criação e projeto de imagens para o varejo, anunciou domingo (6) os vencedores do 3º Prêmio Design de Varejo, que reconhece e premia os melhores projetos de design de varejo em 2015.
Entre os homenageados deste ano estão o designer Marcelo Rosenbaum, que recebeu do RDI uma menção honrosa pelo conjunto de sua obra e contribuição ao mercado de varejo. Em destaque, sua preocupação com sustentabilidade, brasilidade e inovação no design como no projeto do restaurante Bossa (São Paulo) e da loja e quiosques desenvolvidos para a L’occitane au Brésil. O prêmio de personalidade do ano foi para Marcos Andrade, CEO da Expor Manequins.
Os profissionais, entre eles autônomos, tais como arquitetos, designers e visual merchandisers, além de escritórios e empresas, voltados para o design para varejo, concorrem a 11 categorias, entre elas lojas de modas e acessórios, supermercados, lojas de alimentos, lojas de conveniência e pop-up stores. Entre as categorias especiais entraram “iluminação”, “sustentabilidade”, “visual merchadising”, “comunicação visual” e “loja do ano”, que ficou com a GH & Associados com o projeto de loja do Ponto Frio Premium do Shopping JK, em São Paulo.
Na programação, houve bate-papo com Sylvia Demetresco, profissional, escritora e professora de visual merchandising. Demetresco apresentou novas propostas e tendências no Visual Merchandising a partir das feiras Maison&Objet e Première Vision. Entre os destaques apresentados esão materiais como pedras, metais, madeira, lã e vidro. As cores em destaque para o varejo são cru, preto e branco e principalmente o uso de objetos das décadas de 50, 60 e 70.
O evento deste ano contou com o patrocínio da Fast, Droid, Omega, Olver, Profissionais da Imagem e apoio do IED São Paulo.
Confira abaixo os vencedores deste ano:
Megastore – Centers – Magazines
Riachuelo Iguatemi Fortaleza – FAL Design Estratégico para Varejo
Lojas de Moda e Acessórios – Grandes Formatos
Adriana Degreas – Beto Galvez & Nórea De Vitto
Lojas de Moda e Acessórios – Médios Formatos
Carrera Jeans – FAL Design Estratégico para Varejo
Lojas de Moda e Acessórios – Pequenos Formatos
Trendspot Shopping Iguatemi Alphaville – Caribé Arquitetura
Lojas de Alimentação
Chicohamburguer – Studio Zeh Arquitetura
Supermercados
Carrefour Bairro Morumbi – Design Novarejo
Minimercado e Lojas de Conveniência
Origen Orgânicos – Studio Zeh Arquitetura
Lojas diversas – Grandes Formatos
Ponto Frio – G&H Associados
Lojas Diversas – Médios Formatos
Cromus Experience – A6 Design e Arquitetura
Pop-up – Ambientações – Shop-in-Shop
Pop Up Riachuelo Campos de Jordão – FAL Design Estratégico para Varejo
Quiosques Alimentos
Mango Smoothies – Design Novarejo
Iluminação
Riachuelo Iguatemi Fortaleza – LIT Arquitetura de Iluminação – FAL Design Estratégico para Varejo
Sustentabilidade
Origen Orgânicos – Studio Zeh Arquitetura
Visual Merchandising
Pop Up Riachuelo Campos de Jordão – Equipe VM Riachuelo – FAL Design Estratégico para Varejo
Comunicação Visual
Mango Smoothies DESIGN NOVAREJO
Loja do ano
Ponto Frio – G&H Associados