O projeto Soundlab, feito para celebrar o centenário e a abertura da primeira Leica Gallery em São Paulo, é um ótimo case de experiência no ponto de venda que explora os sentidos para criar conexão emocional com os admiradores de fotografia. Primeiramente, foram selecionadas as fotos mais icônicas feitas nos últimos 100 anos. Dentro de um contêiner, localizado no interior da galeria, os clientes podiam vê-las enquanto escutavam uma espécie de trilha sonora com os sons que os fotógrafos estavam ouvindo quando tiraram a foto. Desta forma, as pessoas eram transportadas para o exato momento onde tudo aconteceu, graças a uma pesquisa sobre o contexto histórico da cena. Para marcar a ação, fotos distribuídos 100 boxes para os clientes da galeria contendo cases especiais, pôsteres e discos de vinil com a trilha de cada foto. Apesar de nem todas as fotografias terem sido tiradas com uma Leica, foi graças a sua iniciativa pioneira de tirar a câmera do estúdio (com o seu primeiro modelo portátil) e levá-la ao ar livre.
Ficha técnica
Time criativo: Bruno Oppido, Gabriel Guedelha, Romero Cavalcanti, Thiago Carvalho
Diretores criativos: Fabio Fernandes, Eduardo Lima
Fonte: Cargo Collective
Veja mais: IKEA inova com emoticons