Faleceu no dia 21 de Outubro, aos 76 anos, o designer inglês Rodney Fitch, que começou a sua carreira no Conran Design Group e em 1972 fundou a genial empresa que até hoje carrega o seu nome.
Rodney, que tivemos o prazer de conhecer pessoalmente, foi um dos pioneiros na exploração dos conceitos de branding e na identificação das oportunidades que existem para criar grandes marcas de varejo através de ambientações capazes de refletir com clareza e originalidade os valores e diferenciais competitivos da marca.
Numa entrevista a Design Week, proclamou o seguinte: “Eu sempre senti que a minha missão na vida estava ligada a criar, para as pessoas comuns, melhores ambientes de loja. Eu tenho pouco interesse na alta costura. O que realmente me atrai é criar para marcas como Woolworth’s, Marks and Spencer, e Boots” (marcas populares de moda, deparmentos e drugstores).
Era também um advogado da nossa profissão. Ele disse ainda durante a entrevista: “Eles querem que sejamos como artistas de segunda linha numa mansarda. Humildes, sem vontade própria, às ordens do cliente, trabalhando barato, e agradecidos pela simples oportunidade que nos dão de sermos criativos. Eu odeio isso!”
Assinamos embaixo das duas declarações. Rodney fará muita falta.
Logo após o falecimento, uma página foi criada em tributo a sua vida e obra. Veja aqui.
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