Pesquisa recente da Tiendeo é animadora quanto a maior consciência dos consumidores brasileiros na hora da decisão de compra. Nela vemos que 9 de cada 10 brasileiros afirmam que se preocupam com o respeito dos fabricantes e distribuidores pelo meio ambiente e consideram este um dos critérios que ajuda a decidir a compra.
A maioria dos consumidores presta atenção se os produtos têm uma embalagem sustentável, mas menos de um quarto dos entrevistados respondeu que confia na informação que as empresas dão sobre a sustentabilidade dos seus produtos. Seria falha na comunicação ou falta de coerência nas ações das empresas? De qualquer forma, 41% dos entrevistados gostaria que as empresas oferecessem mais opções de produtos ecológicos.
O objetivo desta pesquisa foi entender o nível de preocupação dos brasileiros pelo meio-ambiente quando estão comprando um produto e se tal preocupação realmente influencia no processo de compra. Apesar da Tiendeo ter se concentrado nos supermercados, tal tendência de comportamento não pode ser ignorada pelos demais seguimentos varejistas, afinal de contas é um reflexo dos valores de uma sociedade melhor informada e cuidadosa a respeito das consequências de suas ações de consumo.
Fonte: Tiendeo
Veja mais: Tijolo de borracha