“Somos punk, não fazemos coisas da maneira convencional. Espere o inesperado.” – E é com esse discurso que a BrewDog chegou em São Paulo, inaugurando em janeiro seu primeiro bar fora da Europa. A cervejaria escocesa tem seu DNA calcado na produção artesanal e na quebra de paradigmas criados pela indústria cervejeira. A atitude punk está ligada ao discurso de defesa de uma revolução da cervejaria artesanal em contraposição com os rótulos populares propagados pela grande mídia. A história de fundação e crescimento da empresa também é baseada em ir contra o sistema: em 2010 os sócios-fundadores iniciaram uma espécie de crowdsourcing chamado Equity for Punks, onde os admiradores da cervejaria poderiam investir no negócio e se tornar sócios. Mais sobre seu distanciamento das grandes corporações pode ser visto na inovação do produto com diferentes taxas alcoólicas e sabores exóticos.
Ao pegar a cerveja no balcão ao estilo pub britânico, os atendentes apresentam os rótulos da casa e oferecem sessões de degustação para ensinar as pessoas sobre as cervejas e educar a respeito da diferença em ser artesanal. A comunicação visual aplicada nas paredes também contribuem para informar sobre o produto. O lugar escolhido para abrir o bar não poderia ser diferente: uma antiga oficina mecânica no bairro Pinheiros. Seguindo o estilo heritage, muito em voga na Europa e nos EUA atualmente, as estruturas de concreto foram mantidas assim como aparentes e até mesmo alguns equipamentos que eram usados pelo antigo dono. Ainda conta com um contêiner na calçada, ao lado da entrada, para vender cervejas aos transeuntes. “Love hops. Live the dream.” (“Ame o lúpulo. Viva o sonho.”)
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Fonte: MADMAG