O principal objetivo no desenvolvimento do novo conceito de loja para a marca de jeanswear (feminino e masculino) Yck’s foi reposicioná-la dentro das tendências internacionais, para sua expansão em shoppings de todo Brasil. Tal renovação visa ainda torná-la referência de jeanswear e moda jovem em shoppings menos sofisticados, uma vez que seu preço é bastante acessível. A primeira loja com o novo conceito foi executada em Sorocaba, interior de São Paulo.
A marca é jovem e internacionalizada, e o projeto procura evidenciar isso. A sua configuração, tamanho e principalmente a decoração, baseada numa pegada irreverente e sofisticada, garantem que o público entenda a solução apresentada e passe a desejar não apenas a roupa, como também o estilo de vida proposto.
A inovação fica por conta da quantidade e qualidade da decoração como complemento do visual merchandising num projeto democrático como este. Objetos, móveis e acessórios são parte integrante da ambientação e conferem a loja um caráter único no mall. A inspiração principal vem dos lofts residenciais de NY, pela mistura de materiais (cerâmica branca, madeira, concreto, aço e couro) e elementos como o grande caixilho e mais a decoração. Assim garantimos a impressão de moda, liberdade e conforto que expressam os produtos comercializados.
O projeto favorece a prática do autosserviço assistido, facilitando o entendimento do layout pelo cliente e a aproximação e interação com os produtos, que estão em sua maioria expostos em cabides, por coordenação, a exceção dos jeans, que estão dobrados. A planta é dividida entre masculino (o lado menor) e feminino, com liberdade para distribuição dos equipamentos de solo. Na ampla parede de fundo instalamos uma área para estoque / exposição de jeans dobrados. Uma poltrona e uma mesa lateral compõem o ambiente residencial e criam uma pequena área de conforto. Os produtos estão expostos de forma a facilitar a interação com o consumidor. A maioria de itens encabidados e de frente, em apenas duas alturas, em “armários” que abrigam coleções. Os equipamentos de parede são versáteis, podendo suportar prateleiras ou araras. Criamos pontos focais para melhor determinar masculino / feminino a na ampla parede de fundo há um armário para exposição e estoque de jeans que garante a impressão de dominância e competência.
A iluminação faz parte integrante do projeto e da decoração. Luminárias contrastantes com o forro, expostas em trilhos, ou penduradas como lustres dão um efeito especial e integrado a pegada “loft”. Há ainda um logo em neon atrás do caixa que completa a decoração. Sem ser rústica, a loja se apoia na representação de elementos naturais, que dão uma impressão de bem estar e conforto. Estantes em aço cru, piso e testeira em madeira, piso e colunas em concreto e o vermelho do logo dominam o ambiente.
O design gráfico e a comunicação visual são introduzidos para criar emoção e reforçar o clima jovem e internacional. Estão presentes nas aplicações do logo e nas identificações dos pontos focais, alem da gigantografia que integra a vitrine. A loja é favorecida por uma fachada bem ampla, que permite o projeto de uma porta generosa e de duas vitrines laterais que exploram os dois comportamentos mais relevantes. Uma gigantografia retroiluminada também faz parte do conjunto.
FICHA TÉCNICA
ÁREA: 355 m²
LOCALIZAÇÃO: SHOPPING CIDADE SOROCABA
DATA: SETEMBRO / 2013
Arquitetura: FAL Design Estratégico para Varejo
Construtora: Xavier e Travaglia arquitetos
Marcenaria: Instant shop
Iluminação: Trust iluminação
Manequins: Expor
Fotografia: Durvile Cavalcanti
Fornecedores: Revestimentos Portobello
Revestimentos: Eliane
Pisos: Revitech
Piso: Interfloor
Piso: Engenharia do mármore
Painel ripado: Fridel
Letreiro: Vitor Lumi
Madeiras: Umuarama madeiras
EQUIPE FAL
Diretores: Manoel Alves Lima , Ricardo Cardoso
Coordenador de VM: Claudia Peres
Projeto luminotécnico: Ana Paula Calabuig
Arquitetos: Raphael Balco, Daniel Tanaka, Caroline Loureiro
Designers: Jonathas Silva, Mariano Zanotti
Estagiários: Ticiane Takata, Albert Ejarque, Lucia Sittoni
3D: Ana Eliza Guedelha