Aconteceu no dia 22 de outubro de 2013 o 9º Backstage do Varejo promovido pela ABIESV, evento que reuniu grandes nomes do varejo. Durante a manhã o foco foi o visual merchandising e seus desafios no Brasil. E nós estávamos lá para conferir.
O palestrante italiano Massimo Galvani, consultor de visual merchandising e responsável pela nova configuração das lojas Renner, focou na evolução do visual merchandising. Destacando que o profissional de VM não está mais preso somente à atividade de montar looks e cuidar da manutenção dos produtos dentro do ponto de venda, Galvani afirmou que é preciso reunir diversas competências para auxiliar na criação de uma experiência completa de compra, sendo o visual merchandiser um vendedor silencioso. Para tanto, é imprescindível conhecer bem o produto e estar alinhado ao posicionamento central da empresa. Quando questionado sobre como construiu seu know-how, ele contou sobre a importância de se ter experiências heterogêneas, com a promoção de diferentes categorias de produtos e público-alvo.
O encontro ainda contou com a apresentação de Cor Monteban gerente de desenvolvimento da Hans Boodt – manequins nada convencionais que serão vendidos em parceria com a Expor Manequins -, que defendeu a adaptação para os novos rumos do varejo em contraposição com a máxima de que este estava morto. O último palestrante da manhã, Luca Pavani que é diretor de criação da ALU S.p.a., apresentou cases de sucesso e endossou a importância da criatividade em tempos de low budget.
Finalizando o encontro, Beth Furtado, diretora da Alia Consultoria e estudiosa do varejo, mediou uma mesa redonda com todos os participantes. O foco principal foram as oportunidades e os desafios do visual merchandising em território brasileiro. Com maior acesso ao conhecimento e o aumento das delegações aos eventos internacionais de varejo, a dica para os brasileiros é focar mais na defesa do conceito da marca ao invés de se guiarem puramente pela racionalidade comercial. Os participantes também alertam para a inspiração criativa vinda dos supermercados.